Uso da tecnologia na saúde contribui com a maior longevidade. Saiba mais!
Impactos da tecnologia na saúde
Antes dos avanços da tecnologia na saúde, um diagnóstico podia demorar anos para se confirmar, devido à falta de exames próprios para cada tipo de doença. Nos dias de hoje, não há mais limites e a tecnologia pode chegar a lugares do corpo humano que, sem a sua ajuda, seria impossível.
Foto:Shutterstk
Além disso, trouxe novos hábitos que podem levar as pessoas a ter uma maior consciência na prevenção de doenças, através de um estilo de vida mais saudável. Veja a seguir alguns impactos da tecnologia na saúde.
Internet é fonte de informação médica
De acordo uma pesquisa americana, 8 milhões de idosos usaram a internet em 2004 nos Estados Unidos e cerca de 66% deles disseram que recorreram à ferramenta para buscar informações sobre saúde online.
Em 2009, 24 milhões de norte-americanos relataram o mesmo. A cada dia, mais pessoas estão usando a internet para pesquisar sobre sintomas e explorar sobre tratamentos e medicamentos na web e isso pode ser uma ótima contribuição da tecnologia na saúde.
Embora nunca seja uma boa ideia a automedicação ou recorrer a informações da internet para se autodiagnosticar, já que isso só pode ser feito por um médico, a ferramenta se tornou importante para que o paciente possa tomar decisões sobre o que fazer diante de uma doença.
O poder nas mídias sociais
É comum ver hospitais, consultórios médicos e mesmo centros de pesquisa tirarem proveito das ferramentas de mídia social para atingir uma população mais ampla. Assim, é possível estabelecer contato com os pacientes, responder a perguntas, lançar campanhas e realizar contatos com a comunidade.
Alguns sites ainda oferecem sofisticados chats instantâneos com enfermeiros e médicos sobre questões médicas e lembretes para que as pessoas façam exames e as vacinas necessárias.
Pesquisas e inovações
Um dos maiores impactos da tecnologia na saúde foi o fornecimento de novas máquinas, medicamentos e tratamentos, que salvam vidas e melhoram a chance de recuperação. Isso não acontece apenas dentro dos hospitais ou consultórios médicos, mas também melhorou a pesquisa, para que novos medicamentos e tratamentos sejam cada vez mais eficazes.
Diagnóstico precoce
Outro grande impacto da tecnologia na saúde, devido aos seus modernos aparelhos, é no diagnóstico de doenças. Durante a gestação, por exemplo, muito antes do bebê nascer, já é possível conhecer toda a sua anatomia e também conhecer as suas condições de saúde.
Além disso, com as inovadoras máquinas de exames por imagem podem garantir um diagnóstico precoce e definitivo, o que em certas doenças pode ser o fator decisivo para a cura.
Telemedicina é avanço da tecnologia na saúde
Com o toque, os médicos através de seus smartphones podem acessar milhares de páginas de livros de medicina. Também podem usar bases de dados médicos on-line para procurar facilmente por estudos de caso e conferir a história detalhada do paciente.
A tecnologia na saúde também permitiu que os médicos usem e-mails, textos, vídeos para consultar colegas em todo o mundo. Essa prática, conhecida como telemedicina, é especialmente útil para médicos e pacientes em áreas rurais ou subdesenvolvidas.
Sem mover pacientes, os médicos podem consultar especialistas para diagnosticar e tratar, sem a necessidade de acesso a um hospital sofisticado. A telemedicina foi utilizada de forma eficaz após o terremoto de 2010, no Haiti e, sem dúvida, seu uso pode ser muito importante no futuro.
Fonte de pesquisa: https://fortissima.com.br/2014/08/26/uso-da-tecnologia-na-saude-contribui-com-maior-longevidade-saiba-mais-14654791/
ALEKSANDRA PESSOA E SILVA – Engenheira Mecatrônica – CREA/SP – 5070269114