Conheça as 10 espécies de animais que correm maior risco de extinção

borboleta monarca abre cc thinkstock
THINKSTOCK

Segundo a organização “World Wide Found for Nature” (WWF), estas são as 10 espécies mais ameaçadas de desaparecer. O risco de extinção destes animais é fruto da ação direta do homem – caça e desmatamento – e indireta (aquecimento global).

#10 – Tigre

tigre cc thinkstock
THINKSTOCK

Diminuição do território ocupado pela espécie e caça colocam estes belos felinos em ameaça constante, em especial na Índia. Cerca de 3,2 mil ainda vivem no habitat natural.

#9 – Urso Polar

urso polar gigante cc thinkstock
THINKSTOCK

O aquecimento global é o grande vilão que ameaça os ursos polares do Ártico. Se nada for feito, eles podem ser extintos no próximo século.

#8 – Morsa do Pacífico

morsa do pacifico cc thinkstock
THINKSTOCK

Estes mamíferos dependem das placas flutuantes de gelo do Ártico para darem à luz e protegerem suas crias. O aquecimento global diminui a oferta destas placas, o que provoca muitas mortes a esta espécie.

#7 – Pinguim de Magalhães

pinguim de magalhaes cc thinkstock
THINKSTOCK

Já na região do Polo Sul, esta espécie de pinguim esta ameaçada por conta da diminuição da oferta de peixes que lhe servem de alimento e de mudanças na temperatura da água. É comum eles chegarem à costa brasileira em busca de comida e muito debilitados.

#6 – Tartaruga de Couro

tartaruga de couro cc thinkstock
THINKSTOCK

Este réptil sobreviveu milhões de anos, mas está ameaçado por conta das ações do homem. É a maior das tartarugas marinhas, que corre risco por conta do aumento da temperatura dos oceanos, do lixo jogado no mar e nas praias.

#5 – Atum-Rabilho

atum rabilho cc thinkstock
THINKSTOCK

Esta espécie de atum, cuja carne é muito apreciada na culinária japonesa, está muito ameaçada por conta da pesca desenfreada no Atlântico e no Mediterrâneo.

#4 – Gorila da Montanha

gorila das montanhas cc thinkstock
THINKSTOCK

Famosos por conta do filme Nas Montanhas dos Gorilas, estes primatas estão constantemente ameaçados pela caça e pela perda de seu habitat natural. Estima-se que a população nas florestas do Congo, Uganda e região não chegue a mil indivíduos.

#3 – Borboleta Monarca

borboleta monarca cc thinkstock
THINKSTOCK

Apesar de muito frágeis, estas borboletas cumprem uma incrível façanha: migrar milhares de quilômetros do Canadá e Estados Unidos em direção ao México. O desmatamento nos três países está ameaçando esta espécie.

#2 – Rinoceronte de Java

rinoceronte de java cc thinkstock
THINKSTOCK

Esta espécie de rinoceronte está em estado crítico: apenas cerca de 60 indivíduos ainda resistem. A caça para uso na medicina tradicional chinesa e a perda de áreas do hábitat natural são os grandes vilões.

#1 – Panda Gigante

urso polar gigante cc thinkstock
THINKSTOCK

Ícone da “fofura” animal, esta espécie sofre constante ameaça por conta da degradação de seu hábitat natural: as montanhas sul-ocidentais da China.

LUIZ AUGUSTO LIMA

Fonte: https://www.vix.com/pt/bbr/2288/conheca-as-10-especies-de-animais-que-correm-maior-risco-de-extincao?utm_source=next_article

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui