Prefeita Socorro Neri participa da inauguração da primeira pista de atletismo de alto rendimento do Acre


Prefeita Socorro Neri participa da inauguração da primeira pista de atletismo de alto rendimento do Acre

O Acre ganhou nesta sexta-feira, 29, sua primeira pista de atletismo de alto rendimento. O equipamento esportivo segue o padrão internacional e é a etapa inicial do projeto do Complexo Esportivo da Universidade Federal do Acre no Campus-Sede em Rio Branco.

A prefeita Socorro Neri participou da entrega da obra ao lado de diversas autoridades do Estado, da reitora da UFAC, Guida Aquino, do presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Warlindo Carneiro, presidente da Federação de Atletismo do Acre, João Gomes Jácome, parlamentares federais, estaduais, vereadores da capital e comunidade acadêmica.

“Rio Branco recebe essa obra como uma das mais importantes dos últimos tempos para o esporte local. Esse espaço cria condições para que os nossos jovens, com relação estreita com a Educação Superior, busquem desenvolver os seus talentos. Nossa cidade já vem tendo há bastante tempo seu desenvolvimento induzido pela Universidade Federal do Acre. Estimulado, incentivado pela formação dos jovens que aqui se pratica. Tudo o que a UFAC faz, todas as benfeitorias, não ficam restritas aos muros da instituição”, celebrou a prefeita.

A pista tem oito raias de 400 metros cada. Todo o Complexo Esportivo possui 6,3 mil metros quadrados, com espaço para modalidades esportivas como corrida, salto com vara, salto triplo e extensão, lançamento de peso, lançamento de dardo e salto em altura.

Para o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Warlindo Carneiro, “não há como mensurar o significado de uma pista dessa na região amazônica, principalmente no Acre, onde já tem despontado alguns valores do atletismo. Essa pista é um divisor de águas, então consequentemente nós vamos cada vez mais crescer, valorizar e melhorar o atletismo acreano”, disse.

O investimento para a construção da obra foi R$ 11 milhões por meio de convênio da UFAC com o Ministério do Esporte.

A pista ganhou o nome do atleta acreano e ex-aluno da UFAC, João Nascimento Pinheiro, também conhecido como Juba (in memoriam).

A reitora Guida Aquino disse em seu discurso que o próximo passo é conseguir recursos para a construção do vestiário e arquibancada da pista. Ela também destacou o significado e a importância do equipamento esportivo. “Essa pista é um marco para o Acre na área do esporte e educação em seu sentido integral. Hoje é o dia em que os acreanos passarão a praticar o atletismo numa mesma pista, com a mesma qualidade, daquelas que são usadas pelos melhores atletas do nosso país. Isso para nós é motivo de muita satisfação. Qualquer indivíduo da nossa sociedade que quisesse treinar ou competir numa pista dessa qualidade, precisaria se deslocar por mais de 2 mil quilômetros aqui do nosso estado”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui