MASSACRE QUE DEIXOU 49 PESSOAS MORTAS NA NOVA ZELÂNDIA FOI TRANSMITIDO NO FACEBOOK
Ataques aconteceram na cidade de Christchurch e, além dos mortos, deixou 48 pessoas feridas.
Por: Redação
Ataques a duas mesquitas em Christchurch, na Nova Zelândia, deixaram 49 pessoas mortas e outras 48 feridas nesta sexta-feira (15). Em um deles, o homem que abriu fogo contra pessoas dentro de um dos templos religiosos filmou a ação. Ele usava um capacete com câmera e transmitiu ao vivo o massacre no Facebook.
No vídeo, o homem, ainda não identificado, sai calmamente de um carro, entra na Mesquita e atira contra quem aparece em sua frente. Ele mostra que carregava armamentos pesados. Ele diz ser australiano, de extrema-direita e contra a imigração.
“Não dava nem tempo para mirar, eu tinha vários alvos. Havia tantas pessoas, o estacionamento estava lotado”, disse em um determinado momento do vídeo.
O Facebook retirou do ar o conteúdo e eliminou as contas relacionadas ao criminoso.
Autoridades do país ainda não divulgaram as identidades das vítimas, nem dos assassinos. Sabe-se que quatro pessoas foram presas acusadas na ação.
Em entrevista à imprensa neozelandesa, a primeira-ministra Jacinda Ardern definiu o ataque como “um ato de violência sem precedentes na história do país”. Ela disse ainda que o dia “é um dos dias mais sombrios e sangrentos da Nova Zelândia”.
No Brasil, o presidente Jair Bolsonaro falou sobre o ataque. “Nossas profundas condolências ao povo da Nova Zelândia, familiares e amigos das vítimas do terrível massacre nas mesquitas em Christchurch. O Brasil condena totalmente essa crueldade! Nos unimos aos neozelandeses em solidariedade neste momento difícil. Que Deus conforte a todos!”, escreveu em uma rede social.