No Acre, mãe pede ajuda para comprar cadeira de rodas para filha com paralisia cerebral
Conforme dona Raimunda, sua filha teve paralisia cerebral com um mês de nascida. Criança perdeu os movimentos do corpo e não fala
CARINA MENEZES, DO CONTILNET
Em meio às dificuldades financeiras, a dona de casa Raimunda da Costa, de 31 anos, luta para cuidar da sua filha, Mikaela Raulino Moura, de 12 anos, que tem paralisia cerebral. Ambas são moradoras do bairro Taquari, em Rio Branco.
Em entrevista ao ContilNet, a dona de casa contou as dificuldades que sua filha enfrenta diariamente e pede ajuda para a criança que está sem fazer fisioterapia e sem tomar os remédios e as vitaminas receitadas pelo médico.
Conforme Raimunda, Mikaela nasceu de parto normal e apresentava ótimo estado de saúde. Contudo, um mês após seu nascimento ela começou a apresentar uma febre alta e teve o corpo paralisado. Após exames, os médicos confirmaram que a menina havia sofrido uma paralisia cerebral.
Criança teve paralisia cerebral com um mês de nascida
“Ela sofreu paralisia com um mês de vida. Desde então que ela necessita de cuidados 24 horas. Minha filha não anda, não se arrasta, não senta e nem fala”, disse.
Além de Mikaela, a dona de casa tem mais seis filhos que precisam de sua atenção e cuidados. A mãe pede ajuda para arcar com os remédios, suplemento alimentar e fraldas da criança. A situação da família é crítica e também necessita de ajuda com alimentos, tendo em vista que dona Raimunda não pode trabalhar.
Qualidade de Vida
A mãe pede ainda, por doação de colchões e uma cadeira de rodas adaptada com inclinação devido a filha não ter movimento na coluna. Ela afirma que com essa ajuda, Mikaela terá um pouco mais de conforto e qualidade de vida.
Quem tiver interesse em ajudar a família pode entrar em contato através dos números: (68) 99993-1491 (dona Raimunda), 99959-5627 (Maria de Jesus – irmã) ou 99968-0801 (Pastora Alessandra).
Caso alguém queira conhecer de perto a situação, a residência de dona Raimunda Costa fica localizada na rua Baguari, travessa Ilson Ribeiro, 302, bairro Taquari.
Paralisia Cerebral
A paralisia cerebral é uma lesão neurológica geralmente causada pela falta de oxigênio no cérebro ou isquemia cerebral que pode acontecer durante a gravidez, trabalho de parto ou até a criança completar dois anos. A criança com paralisia cerebral possui uma forte rigidez muscular, alterações dos movimentos, da postura, falta de equilíbrio, falta de coordenação e movimentos involuntários, necessitando de cuidados durante toda a vida.