Pelo menos 52 famílias foram expulsas de casa por facções criminosas em Fortaleza. Quatro homens foram presos nesta quinta-feira (19) suspeitos de integrarem uma facção criminosa que expulsava famílias de suas casas no Bairro Parque Genibaú, em Fortaleza. Os suspeitos publicavam vídeos em redes sociais, com ameaças a rivais e exibição de armas de fogo.
Pelo menos 52 famílias foram retiradas da própria residência sob ameaça de criminosos em Fortaleza, por diversas facções. Elas haviam sido beneficiadas pelo programa do Governo Federal e receberam moradias no Residencial José Euclides Ferreira Gomes, no Bairro Jangurussu, periferia da capital cearense.
“Eles [membros de organização criminosa] falaram assim: ou a senhora aceita ele [o filho de 18 anos] se batizar na nossa facção ou então vamos dar três dias; se a senhora não aceitar, pra vocês pegar o beco daqui”, afirmou uma moradora expulsa de casa em Fortaleza.
Beneficiados do ‘Minha Casa’ são expulsos da moradia
MP pede na Justiça posse de famílias expulsas de casa
De acordo com a polícia, no momento da prisão do bando, eles estavam na casa de uma família que havia sido retirada do local por uma facção criminosa. Ao chegar no bairro, a polícia foi recebida a tiros.
Os policiais revidaram e conseguiram prender os suspeitos. A polícia ainda apreendeu armas de fogo e drogas que estavam com o grupo.
Após a prisão, os homens foram levados para o 12º Distrito Policial, onde foram autuados.
Perda de direitos
Famílias do Bairro Barroso deixam a residência após mensagens com ameaças
Arquivo pessoal
O Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual do Ceará entraram com ação na Justiça para garantir a posse da residência de beneficiados do programa Minha Casa Minha Vida que foram expulsos de casa por membros de facções criminosas em Fortaleza.
Além de perderem as casas e ficarem impedidas de se cadastrar em outros programas habitacionais, as famílias expulsas muitas vezes acabam tirando as crianças da escola, para não correr o risco de voltar à região.
A Secretaria da Segurança Pública implantou bases fixas da Polícia Militar nos conjuntos habitacionais ocupados por facções criminosas. Em 2018, a PM prendeu 21 suspeitos de expulsar moradores, mas o secretário reconhece que a situação não é só um caso de polícia.
Mancheteagora.com é uma publicação do Jornal Manchete Agora, com redação na QE 1 Conjunto M Lote 5 N: 02, Guará I, Brasilia - DF -CEP 71020-131.